Recrutamento

Com mais de 80 000 colaboradores, a Samsic é um dos principais empregadores na Europa. Gerir os recursos humanos, recrutar, formar, enquadrar, planificar, remunerar, transferir, acolher e motivar os trabalhadores constitui o âmago da nossa atividade.

O nosso centro de excelência em Recursos Humanos mutualiza todas as competências e o “know-how” do grupo no domínio da engenharia social a fim de:

Recrutar:

A Samsic recruta anualmente, na Europa, cerca de 10 000 pessoas. O sourcing dos nossos futuros colaboradores constitui, portanto, um desafio essencial para todas as nossas valências.

Os sectores e os procedimentos de selecção são diferenciados por categoria profissional.

Formar:

A Samsic atribui uma importância essencial a que os seus colaboradores recebam uma formação completa que lhes permita associar os conhecimentos exigidos na empresa, o “know-how” indispensável para exercer as nossas actividades e o saber estar indispensável a qualquer colaborador.

Assim, a Samsic dispõe de vários centros de formação internos europeus, habilitados para garantir e emitir certificados de formação.

IFES: Instituto de Formação das Empresas de Serviços

Constituída por aproximadamente cinquenta módulos específicos para cada profissão e sector de atividades dos nossos clientes, a formação é ministrada pelos nossos formadores, verdadeiros intermediários entre o nosso centro de formação e o terreno.

A Samsic procura tornar os seus colaboradores polivalentes, multiplicando as suas competências. Esta polivalência permite, por um lado, que um mesmo colaborador realize várias tarefas e, por outro lado, a substituição eventual de um colaborador por outro colaborador que apresente as mesmas aptidões.

  • Formação no local (arranque da operação);
  • Formação em higiene e segurança;
  • Sensibilização ambiental;
  • Formação profissional;
  • Formação contínua.

O IFES propõe aos seus colaboradores de limpeza o Certificado de Qualificação Profissional (CQP) emitido pelo ramo profissional dos Serviços de Limpeza.

CFS: Centro de Formação em Segurança

 A Samsic possui um centro de formação dedicado e habilitado a garantir formações relacionadas com a segurança das pessoas e dos bens e com a segurança em caso de incêndio:

  • CQP-APS (Certificado de Aptidão Profissional – Colaborador de Segurança);
  • SSIAP 1/2/3 (Segurança em caso de Incêndio e Assistência às Pessoas);
  • EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • SST (Saúde e Segurança no Trabalho);
  • H0BO (Habilitação eléctrica dos trabalhadores que não sejam electricistas).

A transferência de colaboradores

Quer seja enquadrada por obrigações legais (Art.º 15º do Contrato Colectivo de Trabalho) como para os sectores dos serviços de limpeza, segurança ou restauração, quer seja voluntária, a transferência de colaboradores é uma etapa-chave na implementação de um contrato, que assenta em 4 pilares:

Externalização

A Samsic Facility acompanha igualmente os seus clientes para operações de externalização dos colaboradores. A nossa experiência em matéria de transferência de colaboradores levou-nos a desenvolver uma metodologia que se fundamenta:

  • Numa auditoria prévia do risco social;
  • Num acompanhamento na relação com as instâncias representativas dos trabalhadores;
  • Na estrita observância das obrigações legais e das condições contratuais;
  • Na recepção do colaborador da empresa (formação, organização e comunicação);
  • Na evolução de carreira.

Atualidades

Novas Instalações em Leiria!

Na continuidade do desempenho evidenciado em 2016, também em 2017, a Direcção Norte & Centro tem obtido um crescimento orgânico que reflete aceitação do Mercado às soluções apresentadas pela SAMSIC PORTUGAL.

Para fazer face às expectativas criadas, foi efectuado um esforço de recrutamento de novos Gestores de Cliente, reforçando-se a capacidade técnica instalada e a celeridade e...Leia mais

Media Center

Vídeo