Recrutamento

Com mais de 80 000 colaboradores, a Samsic é um dos principais empregadores na Europa. Gerir os recursos humanos, recrutar, formar, enquadrar, planificar, remunerar, transferir, acolher e motivar os trabalhadores constitui o âmago da nossa atividade.

O nosso centro de excelência em Recursos Humanos mutualiza todas as competências e o “know-how” do grupo no domínio da engenharia social a fim de:

Recrutar:

A Samsic recruta anualmente, na Europa, cerca de 10 000 pessoas. O sourcing dos nossos futuros colaboradores constitui, portanto, um desafio essencial para todas as nossas valências.

Os sectores e os procedimentos de selecção são diferenciados por categoria profissional.

Formar:

A Samsic atribui uma importância essencial a que os seus colaboradores recebam uma formação completa que lhes permita associar os conhecimentos exigidos na empresa, o “know-how” indispensável para exercer as nossas actividades e o saber estar indispensável a qualquer colaborador.

Assim, a Samsic dispõe de vários centros de formação internos europeus, habilitados para garantir e emitir certificados de formação.

IFES: Instituto de Formação das Empresas de Serviços

Constituída por aproximadamente cinquenta módulos específicos para cada profissão e sector de atividades dos nossos clientes, a formação é ministrada pelos nossos formadores, verdadeiros intermediários entre o nosso centro de formação e o terreno.

A Samsic procura tornar os seus colaboradores polivalentes, multiplicando as suas competências. Esta polivalência permite, por um lado, que um mesmo colaborador realize várias tarefas e, por outro lado, a substituição eventual de um colaborador por outro colaborador que apresente as mesmas aptidões.

  • Formação no local (arranque da operação);
  • Formação em higiene e segurança;
  • Sensibilização ambiental;
  • Formação profissional;
  • Formação contínua.

O IFES propõe aos seus colaboradores de limpeza o Certificado de Qualificação Profissional (CQP) emitido pelo ramo profissional dos Serviços de Limpeza.

CFS: Centro de Formação em Segurança

 A Samsic possui um centro de formação dedicado e habilitado a garantir formações relacionadas com a segurança das pessoas e dos bens e com a segurança em caso de incêndio:

  • CQP-APS (Certificado de Aptidão Profissional – Colaborador de Segurança);
  • SSIAP 1/2/3 (Segurança em caso de Incêndio e Assistência às Pessoas);
  • EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • SST (Saúde e Segurança no Trabalho);
  • H0BO (Habilitação eléctrica dos trabalhadores que não sejam electricistas).

A transferência de colaboradores

Quer seja enquadrada por obrigações legais (Art.º 15º do Contrato Colectivo de Trabalho) como para os sectores dos serviços de limpeza, segurança ou restauração, quer seja voluntária, a transferência de colaboradores é uma etapa-chave na implementação de um contrato, que assenta em 4 pilares:

Externalização

A Samsic Facility acompanha igualmente os seus clientes para operações de externalização dos colaboradores. A nossa experiência em matéria de transferência de colaboradores levou-nos a desenvolver uma metodologia que se fundamenta:

  • Numa auditoria prévia do risco social;
  • Num acompanhamento na relação com as instâncias representativas dos trabalhadores;
  • Na estrita observância das obrigações legais e das condições contratuais;
  • Na recepção do colaborador da empresa (formação, organização e comunicação);
  • Na evolução de carreira.

Atualidades

Ano 2018

As empresas são feitas pelas pessoas, são elas que fazem a diferença, através do desenvolvimento contínuo das suas competências, do empenho, da disponibilidade, e pela paixão que diariamente evidenciam.

Em 2017 foram superadas as Metas anuais, em 2018 ambicionamos fazer melhor, com TODOS, vamos fazer melhor!

Parabéns!

Um grande bem-haja,

Bruno Melo (CEO)Leia mais

Media Center

Vídeo