Samsic, parceiro das pessoas portadoras de deficiência

Um compromisso sustentável

Logo Agefiph

Desde a sua criação, o Grupo Samsic defende valores fundamentais, entre os quais a luta contra qualquer forma de discriminação. Por conseguinte, a empresa instaurou imediatamente uma política social de recursos humanos.

Desde 2004, o grupo contactou a Agefiph (Associação para a Gestão dos Fundos para a inserção dos Trabalhadores com Deficiência) para implementar uma abordagem a favor da integração das pessoas portadoras de deficiência, que conta com o apoio de todos os seus colaboradores. Uma primeira convenção com a Agefiph, assinada em maio de 2005, permitiu estruturar esta política através de uma campanha de formação interna e da organização de encontros com todos os parceiros empenhados na inserção das pessoas portadoras de deficiência: Cap Emploi (rede nacional de organismos de recrutamento especializados), Pôle Emploi (Instituto do Emprego).

Na sequência do envolvimento dos diferentes intervenientes do grupo, este assinou em 2007 uma segunda convenção aplicável a todas as profissões, comprometendo-se a contar, entre os seus efetivos, com uma percentagem mínima de 6 % de pessoas portadoras de deficiência.

Paralelamente, o Grupo Samsic empreendeu uma estratégia de manutenção do emprego para as pessoas portadoras de deficiência.

Uma terceira convenção foi então assinada em 2007, confirmando o compromisso qualitativo da Samsic, a qual desenvolvia os eixos de formação e de manutenção do emprego. Hoje em dia, com base no que aprendeu durante o seu acompanhamento por parte da Agefiph, o Grupo Samsic prossegue a sua acção através da sua iniciativa “Samsic: Compromisso Emprego e Deficiência”.

Uma política realizada no dia-a-dia

Para cada recrutamento, o Grupo Samsic assegura a adequação entre a deficiência da pessoa e o posto de trabalho oferecido a fim de garantir a qualidade da prestação e a segurança da pessoa. Consoante o tipo de deficiência, são implementadas adaptações do posto de trabalho e/ou formações.

Os aspetos fundamentais e os valores do Grupo dividem-se da seguinte forma:

  • Privilegiar o estado de saúde das pessoas portadoras de deficiência: ou seja, não as fragilizar ainda mais e, com base nas suas restrições médicas, identificar um posto e um ambiente de trabalho compatíveis.
  • Servir e Satisfazer os nossos clientes: ou seja, inscrever o nosso compromisso na realidade económica do grupo, sendo esta a condição sine qua non para a sua implementação pelos intervenientes no terreno desde que o sentido social seja estabelecido.
  • Assegurar-se da adequação entre o posto de trabalho, o seu ambiente e a situação de deficiência: ou seja, dissociar as peritagens dos nossos parceiros e dos nossos colegas com vista a favorecer a adesão e implicação dos nossos intervenientes no terreno.

Uma equipa de 5 pessoas trabalha desde 2007 ao serviço das diferentes filiais do grupo para acompanhá-las, diariamente, na implementação do seu compromisso a favor das pessoas portadoras de deficiência.

O compromisso Emprego e Deficiência em números

Taxa de emprego em 2016 das pessoas portadoras de deficiência:

Para o grupo: 7,98 %

Graças à política Emprego e Deficiência da Samsic:

+ de 800 pessoas foram formadas;

+ de 400 pessoas puderam ser mantidas no grupo;

+ de 2 000 pessoas foram alocadas para os nossos clientes;

+ de 1 200 pessoas foram contratadas

Atualidades

Setembro de 2017

A SAMSIC aposta cada vez mais em soluções informáticas e tecnológicas que permitam uma maior optimização na gestão. Só deste modo, poderemos, de uma forma mais eficaz, dar repostas céleres aos desafios que nos são lançados diariamente pelos nossos clientes, potenciando a criação de Valor nas relações de parceria.Leia mais

Media Center

Vídeo