Uma política com um rosto humano

Desde a criação da Samsic em 1986, o aspecto humano está no centro das nossas preocupações.

Ser prestador de serviços implica fornecer um trabalho de qualidade, ser pró-activo, antecipar e responder às necessidades dos clientes. Se somos capazes de o fazer é graças às mulheres e aos homens que, dia após dia, cumprem a sua missão demonstrando know-how e profissionalismo.

Devemos-lhe, portanto, respeito e reconhecimento. Isto passa por uma estratégia de integração, por uma formação adaptada, por uma política de carreira que favorece a promoção interna, por valores claros, por relações sinceras e por um forte espírito de equipa.

No seio da Samsic, todos os “know-how” têm o seu lugar.

A Samsic, empresa socialmente responsável, compromete-se diariamente para a tomada em consideração de todas as competências entre as suas equipas:

  • A Samsic empreendeu, desde 2004, uma política de integração e de manutenção do emprego das pessoas portadoras de deficiência. Em 2011, representavam 8,3 % dos seus efectivos.
  •  O grupo celebrou igualmente acordos colectivos em matéria de igualdade Homem/Mulher, acordos para seniores e em termos de dureza das condições de trabalho e de prevenção dos riscos psicossociais para todo o grupo.

Colaboradores protegidos

O compromisso de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Samsic inclui a Saúde e a Segurança no trabalho. São empreendidas várias acções conjuntas para preservar a integridade dos colaboradores: formações, campanhas de sensibilização, adopção de produtos classificados como ecológicos para, nomeadamente, garantir a saúde dos intervenientes, acompanhamento dos acidentes de trabalho através de um “software” dedicado, etc.

Para a diversidade e os direitos humanos

A Samsic comprometeu-se, em 2011, numa abordagem ISO 26000, norma internacional respeitante à responsabilidade de uma organização relativamente aos impactos das suas decisões e das suas actividades. Os direitos humanos são, não somente um princípio, mas também uma questão essencial da norma ISO 26000.

Na lógica deste compromisso, o grupo assinou a 8 de março de 2011 a carta de diversidade, cuja estratégia de implementação foi estruturada em três fases:

  • A sensibilização de todos os colaboradores responsáveis pelo enquadramento;
  • A reestruturação do processo de recrutamento para uma maior objectividade;
  • A adopção do princípio de não discriminação no âmbito do processo de formação e da evolução da carreira.

A evolução no âmago da missão

A evolução dos colaboradores através da melhoria e o reconhecimento das suas qualificações estão no cerne da política de RH do Grupo Samsic. Com esta finalidade:

  • Foram integrados três centros de formação autorizados no âmbito das diferentes valências do grupo;
  • Privilegia-se a promoção interna sempre que se verifica a criação de um posto de trabalho;
  • As formações de qualificações profissionais são incentivadas.

Atualidades

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA do Grupo SAMSIC de 2017

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA do Grupo SAMSIC de 2017.

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