O BCSD Portugal é uma associação empresarial, sem fins lucrativos, que agrega mais de 130 empresas de referência em Portugal e as ajuda na sua jornada para a sustentabilidade. Integra ainda a Rede Global do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a maior organização internacional empresarial a trabalhar a área do desenvolvimento sustentável.

Para além da sua adesão, a SAMSIC FACILITY subscreveu a carta de Princípios do BCSD Portugal, a qual estabelece os princípios fundamentais de sustentabilidade que as empresas subscritoras voluntariamente adotam para si próprias e que procuram estender à sua cadeia de valor. Ao assinar esta carta, a SAMSIC reforça o seu compromisso de conformidade legal e conduta ética, do defesa dos direitos humanos, dos direitos laborais, da prevenção da saúde e segurança, da proteção ambiental e a da continuidade de uma gestão que cumpre todos estes princípios.

A SAMSIC FACILITY, líder na prestação de Facility Services em Portugal, está consciente do seu papel a desempenhar na resolução de alguns dos desafios de sustentabilidade mais urgentes do mundo. O contributo para um desenvolvimento sustentável assenta nas dimensões ambiental, social e económica, que incluem iniciativas direcionadas para a redução do impacte ambiental dos serviços prestados, na defesa dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades, assim como a geração de riqueza e a criação de emprego digno.

Bruno Melo, CEO da SAMSIC em Portugal, defende que “na SAMSIC, um dos principais pilares da sua proposta de valor é a sustentabilidade. Sendo uma empresa social e ambientalmente responsável, os nossos clientes esperam que a SAMSIC os acompanhe e ajude a alcançar as metas que têm definidas também para o seu negócio. É por isso que esta adesão é muito importante, pois reforçamos o nosso compromisso com os 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que regem o nosso negócio”.

Na SAMSIC, o negócio baseia-se em quatro principais áreas: Agir pelo ambiente, Agir pelos talentos, Agir pela inovação e Agir pela solidariedade. São estas as bases do compromisso 2030 da SAMSIC. Por isso, irá continuar a trabalhar com os seus stakeholders (nomeadamente colaboradores, clientes, fornecedores) para minimizar o impacte ambiental das suas atividades através de mudanças comportamentais e no desenvolvimento de soluções que permitam diminuir o consumo de recursos, prevenir a poluição e reduzir a pegada de carbono, bem como no reforço das suas iniciativas de RSC.

“Enquanto empresa fortemente empenhada em desenvolver a sua atividade com base num modelo de negócio mais sustentável, a SAMSIC trabalha ativamente na adoção de políticas, processos e práticas mais responsáveis, mas também no apoio aos seus clientes, através de soluções concretas para responder às suas próprias necessidades. A adesão ao BCSD Portugal constitui assim um importante marco, que irá reforçar este alinhamento com os princípios de desenvolvimento sustentável”, refere Mário Mateus, Diretor de Qualidade, Ambiente e Segurança.