
-
- MediaLimpezafacility servicesServiçosdigitalização Como é que a digitalização está a transformar a gestão de serviços de limpeza?Read more Rececionista, a importância de uma imagem cuidada
- Portal do Cliente
- Portal do Colaborador
A função de rececionista, num ambiente empresarial, não se limita a receber e a encaminhar os clientes, visitantes ou até mesmo futuros colaboradores, tem como base, o acolhimento afável e a fidelização através de ações pró-ativas, úteis e eficazes.
Uma imagem cuidada e profissional pode estabelecer uma base sólida de confiança e credibilidade, enquanto uma má impressão pode prejudicar a reputação e a perceção da organização.
Para desempenhar eficazmente este papel e refletir os valores da empresa, é necessário investir em formação e em desenvolvimento das competências técnicas do/a rececionista, mas também em competências comportamentais.
É essencial que o perfil escolhido seja versátil e multifacetado, pois será necessário lidar com várias tarefas simultaneamente, mantendo a serenidade e a eficácia.
É necessário que o/a rececionista tenha uma abordagem simpática, recetiva, de escuta ativa e ágil para fortalecer o relacionamento interpessoal entre os intervenientes e criar oportunidades com potenciais clientes.
O(A) rececionista tem de sentir-se confortável em comunicar em vários idiomas, especialmente se a empresa tiver clientes internacionais.
É importante ainda estar familiarizado(a) com ferramentas Microsoft Office, realizar tarefas administrativas, como a organização de documentos e ter a capacidade de adaptação a novas tecnologias.
Além disso, um(a) rececionista tem de ser uma pessoa confiável e discreta, já que muitas vezes lida com informações sensíveis e confidenciais.
Uma receção agradável e afável é fundamental para o sucesso de qualquer organização, pois reflete diretamente a qualidade do serviço oferecido. Ao compreender a importância de uma receção eficiente e acolhedora, as empresas podem melhorar a experiência do cliente. Num mercado cada vez mais exigente e em constante evolução, é crucial construir e desenvolver uma boa reputação para se destacar no mercado.