Em Portugal, a SAMSIC construiu no último ano uma equipa dedicada de inovação. Composta por membros com diferentes backgrounds, desde a limpeza, manutenção à jardinagem, a equipa é responsável por impulsionar a criatividade e implementar novas ideias, processos, produtos ou serviços que agreguem valor à organização, bem como à otimização de serviços e à redução do seu impacte ambiental.

Este compromisso com a inovação estende-se a todo o Grupo SAMSIC. Periodicamente, as equipas de inovação dos 27 países onde a SAMSIC opera reúnem-se no “Innovation Club”, espaço onde são partilhadas experiências e discutidos os desafios que cada equipa enfrenta diariamente. Esta colaboração internacional, fortalece consideravelmente a posição da SAMSIC junto dos seus parceiros, garantindo uma influência que fomenta o desenvolvimento ágil de soluções adaptadas às necessidades dos seus clientes, ajudando-os a cumprir com os seus programas de sustentabilidade.

A equipa de Inovação trabalha em estreita colaboração com parceiros estratégicos, como a Adaptiv, que oferece soluções tecnológicas adequadas aos espaços dos nossos clientes. O nosso portfólio inclui a implementação de centenas de dispositivos IoT, como o Samsic In, para o registo de tarefas de limpeza das equipas e alertas de pedidos de clientes. Soluções como o Samsic Display combinam funcionalidade com um design moderno, apresentando um ecrã energeticamente eficiente que permite visualizar o histórico das intervenções de limpeza, realizadas no local onde está instalado.

Além disso, as plataformas digitais tornaram-se uma ferramenta fundamental. A nossa equipa de inovação é responsável pela sua implementação e por garantir uma boa utilização das mesmas, o que tem permitido à SAMSIC receber diversas distinções.

Reconhecendo a importância de apresentar soluções proativas aos seus clientes, a SAMSIC propõe um comité de inovação composto por membros das equipas operacionais, de supervisão e de vários departamentos internos, como Qualidade, Comercial, Marketing e Legal. Este comité realiza reuniões periódicas com o cliente, onde são apresentadas soluções para os problemas identificados pelas equipas operacionais ou durante visitas técnicas às instalações dos clientes.

Para a SAMSIC, a aposta na inovação e a defesa da sustentabilidade vai além da mera necessidade; é um compromisso com os seus clientes, demonstrando a determinação em otimizar os serviços às necessidades do mercado em constante evolução.