Neste âmbito, no passado dia 31, decorreu o encontro “Inclusive Talks”, que reuniu as empresas aderentes, com o objetivo de partilharem os principais desafios que têm sentido no desafio do Recrutamento Inclusivo.

A participação nesta atividade permitiu às novas empresas que se juntaram a esta comunidade de conhecerem as práticas de empresas que já fazem parte da rede, transmitindo conhecimentos através das suas experiências, como também partilhar objetivos.

Diversidade e inclusão são compromissos na estratégia de Responsabilidade Social da SAMSIC FACILITY. Combater a discriminação para reduzir a desigualdade e apoiar os indivíduos mais vulneráveis é um dos desafios, inserido num dos pilares-base da organização, focado na valorização dos recursos e desenvolvimento de talentos.

Inês Alvorão, Chief Corporate Human Resources, refere que é de “extrema importância abraçarmos estas iniciativas, que trabalham no sentido de sensibilizar para a igualdade de oportunidades, de forma a eliminar a desigualdades existentes para estas pessoas”.

Inclusive Community Forum (ICF), iniciativa da NovaSBE, dedica-se a promover uma comunidade mais inclusiva para as pessoas com deficiência. É um projeto amplo que trabalha na construção de uma rede composta por todos os que intervêm na vida destas.

Focado na empregabilidade, o ICF propõe “A Jornada para a Inclusão”, um caminho apresentado às empresas que querem ser mais inclusivas em relação a pessoas com deficiência e que, para tal, decidem assinar o “Compromisso com a Inclusão”.

Atualmente, são 58 as empresas signatárias desta iniciativa, sendo a SAMSIC a primeira do setor a fazer parte da mesma.

A SAMSIC Facility acredita que o impacto positivo do recrutamento inclusivo também se estende além dos limites da empresa. Desta forma, os colaboradores tornam-se também defensores da diversidade e da inclusão nas suas interações com clientes, fornecedores e parceiros. Isto contribui para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros, fundamentais para o sucesso a longo prazo nos negócios.