O serviço de manutenção assume assim, neste contexto, uma grande relevância. A existência de uma correta e eficaz manutenção preventiva, permite diminuir e otimizar os custos associados à operação de qualquer tipo de negócio.

Estudos demonstram que uma empresa pode reduzir o consumo de energia dependendo do seu foco e do seu esforço na manutenção preventiva. Partilho de seguida, alguns exemplos de oportunidades de economia que podem ser aplicados num edifício:

Aplique um Plano de Manutenção Preventiva adequado à realidade do seu espaço, permitindo:

  1. Redução de Desperdícios
  2. Otimização de tempo de serviço
  3. Redução nos custos de manutenção corretiva
  4. Redução de avarias dos equipamentos
  5. Aumento da vida útil das peças
  6. Maior Segurança

Invista em manutenção e equipamentos mais eficazes a nível energético:

Procure contribuir para uma utilização mais eficiente da energia, selecionando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil.

Troque o sistema de iluminação:

Troque por sistemas LED, neste contexto, o LED aumenta a eficiência energética da iluminação, visto que produz mais luz por watt consumido, levando à economia de energia, de 50% a 80%, quando comparado com outros tipos de lâmpadas.

Otimize as temperaturas de conforto no seu edifício:

Período de Inverno: Com uma temperatura de cerca de 20ºC no inverno, pode manter o nível ótimo de conforto térmico sem aumentar o seu consumo de energia.

Sabia que baixar a temperatura em apenas 1°C pode reduzir a sua fatura de aquecimento até 85 euros por ano. A maior parte de nós nem se apercebe de uma diferença tão pequena.

Ajuste os horários de funcionamento dos equipamentos:

Ligue os equipamentos de climatização pouco tempo antes do horário normal de trabalho e certifique-se que os mesmos se desligam no final do dia de funcionamento.

Usufrua da luz natural:

Além de ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, a luz natural tem inúmeras vantagens, seja em termos estéticos, funcionais e até para a saúde.

Reduza o consumo de água, através de novas ferramentas de controlo:

  1. Instale chuveiros e torneiras com sistemas de regulação de caudal de água.
  2. Verifique periodicamente o estado das canalizações e torneiras. Uma fuga pode causar um enorme desperdício.
  3. Reutilize a água
  4. Invista em autoclismos com sistemas de poupança de água

Em suma, acreditamos que qualquer aumento no consumo de energia pode não ser considerado uma falha, mas sim um custo oculto de manutenção que não seja a adequada.

Sérgio Magrinho
National Director Technical Maintenance
SAMSIC FACILITY
Portugal