O facility management, ou «FM», visa assegurar o correto funcionamento de uma empresa, através de uma correta gestão das instalações e de serviços. Integra ainda as atividades de multisserviços, sendo que visa melhorar a eficiência e a eficácia de uma organização.

Gestão centralizada de serviços

Concretamente? «Com uma oferta de FM, propomos às empresas um contrato único através de um único interlocutor destinada a gerir parte ou a totalidade dos seus serviços de suporte», explica Mariana Abreu, Operations Coordinator IFS. «O FM não gere apenas serviços, ele deve gerir toda a proposta de valor dos serviços prestados».

Em suma, o facility management pode ser agrupado em três atividades:

  1. Em primeiro lugar, os «soft services» ou atividades de multisserviços são ofertas de serviços associadas à gestão do ambiente de um edifício e dos serviços prestados. Trata-se, nomeadamente, de serviços de limpeza, de segurança e de receção (físico e/ou telefónico). Por último, a manutenção dos espaços verdes e a gestão dos resíduos fazem parte dos serviços propostos.
  2. Em seguida, o FM apoia a gestão de manutenção (ou «hard services»), ou seja, todas as atividades que dizem respeito à manutenção dos edifícios, sejam eles escritórios ou indústria: manutenção do aquecimento, da climatização, da ventilação, gestão energética (colocar link à página da gestão energética), entre outros.
  3. Por último, o facility management consiste em prestar um serviço de gestão, com o intuito de gerir, de forma muito operacional um conjunto dos serviços. É esta atividade que dá sentido ao facility management, porque gere todas as outras prestações, graças a um interlocutor único.

«Esta última função de gestão é muito importante, porque vai muito mais além dos controles de qualidade das diferentes prestações de serviço:  coordenação e gestão de reports de KPI’s, desenvolvimento de soluções de workplace, implementação de projetos de melhoria contínua, implementação de soluções ou serviços inovadores sem esquecer a implementação de projetos de Responsabilidade Social Corporativa…», acrescenta Mariana Abreu. 

Porquê optar por um facility manager?

Contratar um especialista em FM permite que uma empresa centralize a gestão dos seus fornecedores/parceiros (facilitando assim a sua organização através de um único interlocutor dedicado) e se concentre na atividade principal da sua empresa. Segundo Mariana, «acrescentamos valor no apoio à produção dos nossos clientes, perimitindo aumentar a produtividade e o foco das empresas naquilo que melhor sabem fazer, o negócio core da sua organização».

Num ambiente de trabalho desafiante nos últimos anos, quer seja pelos novos modelos de trabalho (teletrabalho, trabalho híbrido…), a inflação (aumento do custo de energia e matérias-primas) e as dificuldades de recrutamento, o facility management permite igualmente adaptar-se eficazmente a estas mudanças.

O FM oferece valor acrescentado às empresas. Segundo um estudo recente do SYPEMI, o FM permite aos clientes, desenvolver a sua competitividade e agilidade (por exemplo, otimizar as compras através de uma redução do número de fornecedores), garantir o controlo de riscos (sociais, sanitários, técnicos, económicos…), acompanhar a sua transformação (social, digital…), contribuir para a atratividade da marca ou ainda fomentar ações concretas com base em compromissos sociais e ambientais.

As vantagens do FM integrado

Para além do valor acrescentado do FM em geral, o FM integrado oferece vantagens adicionais.

Devido à vasta gama de serviços que a SAMSIC FACILITY disponibiliza, assegura diretamente cerca de 75% a 100% das prestações que lhe são confiadas nos seus contratos.

O FM integrado oferece às empresas várias vantagens:

Maior capacidade de resposta graças a um circuito de decisão simplificado.

Maior facilidade para estabelecer sinergias operacionais entre as equipas.

Melhor qualidade e uma cultura de serviços com uma maior partilha dos desafios e objetivos comuns entre as equipas internas.