Nas organizações o desempenho deste papel no processo de compras , é crucial na procura contínua pela excelência operacional e satisfação do cliente.

Toda a gestão eficiente das diversas aquisições não apenas impacta positivamente nos custos, mas também contribui para uma oferta de serviços de qualidade.

A experiência das áreas de Procurement deve residir na capacidade de adquirir recursos essenciais de forma eficiente, garantindo a conformidade, qualidade, e, sustentar a inovação para atender às necessidades dinâmicas do mercado e dos clientes.

Neste sentido, considero relevante que as estratégias das organizações assentem em quatro pilares principais:

  1. Parcerias Estratégicas: É de extrema importância a construção de relações sólidas com os fornecedores. Estabelecer parcerias estratégicas não garante apenas o fornecimento consistente de produtos e serviços, mas também promove a inovação e a melhoria contínua.
  2. Tecnologia AvançadaSistemas automatizados rentabilizam a atividade operacional e conseguem ao mesmo tempo reduzir o tempo do ciclo de compras e garantem uma maior precisão no dia a dia do procurement.
  3. Análise de Dados: Utilização de análises de dados para compreender padrões de custos, identificar oportunidades de poupança e melhorar a eficiência operacional. A informação derivada destas análises, permite orientar decisões estratégicas no processo de procurement.
  4. Sustentabilidade: Devemos sempre procurar parceiros que partilhem o mesmo compromisso ambiental, garantindo que os seus processos de aquisição estejam em conformidade com práticas responsáveis a que nos comprometemos.

Em resumo, o procurement nas organizações é mais do que uma simples função, é uma estratégia integral que impulsiona a empresa rumo à excelência e à liderança no setor de serviços, mantendo-se alinhada com as expectativas do mercado, garantindo assim a satisfação contínua dos clientes.

Ricardo Pereira
Chief Procurement Officer
SAMSIC Portugal