Sónia Pereira, Chief Financial Officer, afirma que esta atribuição surge no seguimento da prática da empresa no pagamento atempado. Refere ainda que “garante uma boa relação com parceiros, uma vida facilitada aos nossos colaboradores e contribui para ajudar a economia”.

Um dos 4 pilares do Grupo assenta na prestação de um serviço responsável, onde um dos desafios está relacionado com a ética e conformidade. Desta forma, pretende garantir que o respeito, a confiança e a transparência estejam presentes nas negociações com os seus stakeholders.

Com o objetivo de incentivar ao cumprimento do pagamento dentro de prazos acordados, foi desenvolvida esta iniciativa, que defende que “quando uma empresa não paga a horas, é toda a economia e Portugal que se atrasa”.  Através desta, a competitividade da economia nacional será potencializada e serão também honrados os compromissos assumidos com parceiros.

A informaDB indica que 84% das empresas nacionais não cumpre estes prazos, originando um elevado número de falências e desemprego. O Compromisso de Pagamento Pontual quer desafiar “o maior número de empresas a comprometerem-se a pagar atempadamente”. Considerando que é benéfico para as organizações, para a economia e salvaguardando as pequenas e médias empresas de falirem.

Atualmente, são cerca de 2.000 entidades portuguesas de diferentes dimensões e sectores, empenhadas na promoção dos pagamentos pontuais. Pretendem ainda combater a cultura de irresponsabilidade que afeta o desenvolvimento das empresas e da economia portuguesa.