Quando falamos em serviços, nomeadamente no setor dos Facility Services, esta experiência vai muito mais além dos utilizadores dos espaços, deve estar igualmente focada no bem-estar das nossas pessoas. Quando proporcionamos um local de trabalho seguro e cuidado, sabemos que isso se irá refletir na capacidade das nossas equipas em fazer diferente, fazer melhor.

As empresas devem reforçar assim, o seu compromisso para com as suas pessoas, focando-se numa formação adequada, na compreensão das suas necessidades, no seu correto acolhimento e na sua integração. Quando transmitimos a essência, a missão e a visão das organizações, mais facilmente conseguimos que essa estratégia chegue aos clientes através de serviços consistentes, adaptados ao seu negócio e à sua estratégia.

Para um prestador de serviços, uma experiência positiva das suas pessoas, facilita a prestação de um serviço de excelência. No nosso setor, este é um tema fulcral, pois é através de pessoas comprometidas que conseguimos entregar serviços que permitem uma experiência que vai mais além de um simples serviço de limpeza, de manutenção ou de jardinagem.

 

Como podemos reforçar e melhorar esta experiência?

– Formação

Forte aposta no desenvolvimento das competências, definição de planos de formação ajustados às necessidades individuais, às necessidades de cada equipa, função e cliente. Desenvolvimento contínuo de competências técnicas, organizacionais e soft skills, que preparam as equipas para dar uma resposta adequada aos clientes.

– Foco na tecnologia

Através da tecnologia, conseguimos otimizar e organizar o serviço, respondendo de uma forma mais célere às solicitações e necessidades dos clientes. Permite ainda um serviço mais eficiente, apoiando também o trabalho dos profissionais, ajudando-os a cumprir as metas e desafios diários.

– Processos e procedimentos

O foco em processos e procedimentos é uma mais-valia para a otimização dos serviços. Desta forma os profissionais saberão desenvolver a sua função de uma forma mais eficaz, permitindo uma organização de trabalho, foco em métodos mais sustentáveis e fáceis de aplicar. Ao manter uma linha condutora na prestação de um serviço, a consistência transversal proporciona uma experiência contínua.

– Programas de Acolhimento

Os programas de acolhimento devem ser pensados e concebidos com o objetivo de garantir que os colaboradores recebem uma resposta ajustada às suas necessidades e expectativas, seja em termos de conhecimento sobre a organização e sobre a função, seja em termos de integração nas equipas.

Sabemos que uma resposta de excelência às necessidades e expectativas dos clientes requer uma forte cultura de serviço, sustentada pelo elevado compromisso das equipas com os valores dessa cultura e a com as práticas que diferenciam o nosso serviço.

– Aposta na segurança

A segurança é outro dos pontos-chaves nas organizações. Ao partilhar campanhas, ações de sensibilização e boas práticas junto dos colaboradores, garantimos que incentivamos as pessoas a terem comportamentos seguros e saudáveis. Um ambiente de trabalho seguro previne acidentes e melhora o bem-estar.

– Aposta numa estratégia de ESG

Uma aposta numa estratégia de ESG (Ambiental, Social e Governança) representa a confiança de que integrar considerações ambientais, sociais e de governança dos negócios resulta em vantagens a longo prazo. Empresas comprometidas com práticas sustentáveis e éticas não apenas atendem às expectativas das partes interessadas, mas também enfrentam menos riscos e estão melhor posicionadas para prosperar diante de desafios futuros, garantido assim a continuidade das suas atividades.

– Programas de Reconhecimento

O reconhecimento do trabalho e do empenho das pessoas é um vetor fundamental da gestão do seu desempenho. É importante termos mecanismos que identificam, e distinguem comportamentos e ações que fazem a diferença e nos ajudam a sermos uma empresa mais humana e mais preparada para melhorar a vida das pessoas e das empresas.

 

Se as organizações se conseguirem focar nestas iniciativas, estou convicto que todos os clientes e os seus utilizadores, irão encontrar pessoas envolvidas, confiantes e capazes de proporcionar boas experiências! Porque é de pessoas e para pessoas que se criam as melhores experiências, caminhar lado a lado é um passo para o sucesso das organizações.

 

Bruno Melo
Chief Executive Officer
SAMSIC FACILITY
Portugal