Este compromisso tem como objetivo incentivar ao cumprimento do pagamento dentro de prazos acordados, de forma a “criar uma cultura de pagamentos a horas em Portugal”, segundo a entidade responsável. Desta forma, a competitividade da economia nacional será potencializada, como também serão honrados os compromissos assumidos com parceiros.

Segundo os dados mais recentes disponibilizados pela informaDB, 84% das empresas nacionais não cumpre estas datas, levando a um elevado número de falências e desemprego. Esta iniciativa pretende desafiar “o maior número de empresas a comprometerem-se a pagar atempadamente”, sendo algo benéfico para a própria organização, como também para a economia, salvaguardando as pequenas e médias empresas de “poderem vir a sucumbir”.

Sónia Pereira, Chief Financial Officer do Grupo SAMSIC em Portugal, defende que “o selo Compromisso de Pagamento Pontual vem reforçar a prática da empresa no pagamento atempado, garantindo uma boa relação com parceiros e contribuindo para ajudar a economia portuguesa”.